Estudos com os Mentores

Durante as reuniões de estudo com os integrantes do GEDE, os mentores podem se manifestar para esclarecimentos, responder perguntas ou estudos mais aprofundados.

As comunicações são controladas e o médium deve informar, com antecedência, aos integrantes do estudo o nome do espírito e qual o motivo da comunicação para que haja avaliação prévia e controle do médium evitando, assim, a manifestação sem finalidade.

Acesse os estudos em áudio nos links abaixo.
(Dependendo da conexão, pode demorar alguns segundos para iniciar a reprodução.)





Espírito: John; Data 19/08/2014; Tema: Segurança no Porvir (áudio)

No estudo de 19/08/2014, o espírito comunicante apresenta breve estudo mostrando que ao fim de uma etapa deve-se vislumbrar a seguinte, mantendo a fé e segurança no porvir, cientes que a Providência divina atuará naturalmente, apresentando a etapa seguinte; O mentor apresenta uma simples definição para o sofrimento e comenta sobre o que deve-se entender como felicidade celestial.


Espírito: John; Data 20/05/2014; Tema: Exercício do Livre Arbítrio e Sintonia Psíquica (áudio)

No estudo de 20/05/2014, o espírito comunicante aborda uma reflexão sobre a quem atribuir a responsabilidade de atender às opções de atividades outras que surgem durante o horário dos trabalhos espíritas; relação existente entre "Pedir a Deus e Livre Arbítrio"; avaliação para o atendimento ao equilíbrio das necessidades materiais e espirituais; a sintonia psíquica e alguns dos vários níveis de interação com os bons espíritos que podem ocorrer nos estudos sérios.


Espírito: John; Data 06/05/2014; Tema: Atração dos Bons Espíritos / Pedi e Obtereis (áudio)

No estudo de 06/05/2014, o espírito comunicante aborda os temas: Dedicação ao trabalhado espírita oferendo o máximo que se pode em analogia ao óbolo da viúva; Atração dos bons espíritos como um processo natural; Avaliação sobre "Pedi e obtereis"; Função do corpo físico como fonte de aprendizado além de promover o contato com a matéria; Explica o porquê da denominação de Codificação espírita.


Espírito: John; Data 15/04/2014; Tema: Processos de Inspiração (áudio)

No estudo de 15/04/2014, o espírito comunicante aborda a necessidade da observação atenta dos médiuns iniciantes para melhor distinção entre os complexos fenômenos que a mente possui e a mediunidade; responsabilidade pela gerência da comunicação mediúnica - participação médium-espírito e; instruções sobre os processos de inspiração e intuitivo.


Espírito: John; Data 15/10/2013; Tema: Felicidade (áudio)

No estudo de 15/10/2013, o espírito comunicante aborda temas relacionados com a busca da felicidade, avaliando: Estado de felicidade e tristeza;Onde ser sábio ou ignorante na busca da felicidade; Fazer o bem - meio de reparação das faltas; Entrada de espíritos num mundo de expiações e provas; e Apresenta uma outra abordagem sobre "Os últimos serão os primeiros"


Espírito: John; Data 08/10/2013; Tema: Vigilância e estudo na prática mediúnica (áudio)

No estudo de 08/10/2013, o espírito comunicante aborda o tema mediunidade com ênfase nas ligações psíquicas e a necessidade da vigilância, visando uma prática atenta e segura e não a inibição do médium. Comenta sobre a finalidade por ser médium e necessidade da prática mediúnica. Traz orientações de como direcionar a mente para o foco desejado. Esclarece que o trabalho mediúnico não é trabalho visando uma encarnação apenas e finaliza instruindo como avaliar as percepções, úteis e não úteis, que chegam aos médiuns.


Espírito: John; Data: 23/07/2013; Tema: Mediunidade e Livre Arbítrio

No estudo de 23/07/2013, o espírito comunicante amplia o conhecimento sobre os temas: mediunidade; conexão e comunicação entre espíritos e com Deus em rede; Processos mentais elevados equiparados aos prepostos de Deus, no psiquismo do espírito; livre arbítrio; surgimento do egoísmo e do conceito de materialismo e, a necessidade de se ter a certeza da bondade de Deus.


Espírito: John; Data: 09/07/2013; Tema: Fé

No estudo de 09/07/2013, o espírito comunicante analisa o conceito da figura de Jesus; esclarece a importância sobre o mundo transitório das formas e instrui sobre fé cega e fé raciocinada. Apresenta uma forma de entender as expressões: "fé do tamanho de um grau de mostarda" e "fortalecimento da fé".


Espírito: John; Data: 28/05/2013; Tema: Responsabilidade dos Médiuns

No estudo de 28/05/2013, o espírito comunicante enfatiza a disponibilidade que existe de obras sobre os temas mediunidade e obsessão. Esclarece sobre o problema de fuga dos médiuns e orienta sobre o comportamento que se deve ter com esses médiuns para não contribuir com a fuga. Aborda o lado belo da mediunidade e esclarece, ainda, sobre quem deve ser o responsável por evitar os processos obsessivos. E finaliza com a instrução que qualquer agradecimento deve ser dirigido à Deus.


Espírito: John; Data: 30/04/2013; Tema: Perseverança

No estudo de 30/04/2013, o espírito comunicante analisa a perseverança como forma de se resguardar do desenvolvimento de um quadro depressivo, ou dele se liberar; esclarece a atuação da medicação e a necessidade do esforço pessoal. Analisa e tece comentários, elucidativos, sobre a ocorrência de fatos que se denomina acidentes.


Espírito: F. - Espírito Amigo; Data: 05/03/2013; Tema: Discernimento

No estudo de 05/03/13, o espírito comunicante analisa a necessidade do exercício do discernimento para o processo evolutivo pessoal. Apresenta os ensinamentos de Jesus como sendo uma filosofia de vida, demonstrando que estes ensinamentos não são regras determinadas, mas conceitos que devem ser analisados segundo o adiantamento pessoal para nortear a existência do indivíduo de acordo com a sua capacidade de entendimento, visando discernir as próprias atitudes ao invés de seguir regras fixas e pré-determinadas.


Espírito: John; Data: 15/01/2013; Tema: Avaliação de 2012

No estudo de 15/01/13, o espírito comunicante analisa o andamento dos trabalhos e os trabalhadores do GEDE durante o ano de 2012, a seguir, algumas perguntas foram realizadas sobre a melhor forma de domar as más tendências, trabalhar a "sombra" Junguiana e o processo de recontrução do ser.


Espírito: John; Data: 11/09/2012; Tema: Processos Doentios da Humanidade

No estudo de 11/09/12, o espírito comunicante analisa a situação atual do mundo neste período de transição e os processos doentios da humanidade; demonstra que varias situações ocorreram ao longo dos séculos que poderiam conduzir a humanidade à tansformação; aborda a inquisição, a Primeira Grande Gerra e a Segunda Grande Guerra; ressalta que ainda vivemos segundo a lei de dente por dente, olho por olho.


Espírito: John; Data: 15/05/2012; Tema: Perguntas variadas

No estudo de 15/05/12, o espírito comunicante analisa vários temas segundo as perguntas que lhe foram direcionadas, dentre os temas pode-se ressaltar: adequação da vida corpórea com o trabalho espírita, auxílio de desencarnados em questões materiais da vida, espíritos familiares, sistema capitalista, casas espíritas e tramissão de pensamento entre encarnados.


Espíritos: Espírito Amigo e John; Data: 24/01/2012; Tema: Orgulho e Egoísmo

No estudo de 24/01/12, houve a comunicação de dois espíritos em sequência; o primeiro se identificou apenas como "um espírito amigo" e o segundo foi um dos mentores já conhecido pelas várias comunicações em que se manifestou. Apesar de serem dois espíritos, o tema permanece o mesmo, um sendo a continuidade do outro. O tema em questão são as mazelas da humanidade, o orgulho e a vaidade, analisando-as e tecendo comentários sobre origem dos espíritos e, também, como estes dois sentimentos surgem no espírito, uma vez que a lógica nos diz que não podem ter a sua origem em Deus. O áudio tem duração de 56 minutos aproximadamente.


Espírito: Jussara; Data: 29/11/2011; Tema: Bem Aventurados os que são Brandos e Pacíficos

No estudo de 29/11/11, o espírito comunicante aborda questões relacionadas com o comportamento humano utilizando, para isso, alguns ensianmentos de Jesus contidos no O Evangelho Segundo o Espiritismo. Dentre eles pode-se ressaltara os Capítulos IX- Bem Aventurados os que são Brandos e Pacíficos e XIII - Não Saiba a Vossa Mão Esquerda o que dê a Vossa Mão direita.


Espírito: John; Data: 06/09/2011; Tema: Os Médiuns e o Centro Espírita

No estudo de 06/09/11, o espírito comunicante aborda questões relacionadas com a postura dos médiouns diante do estudo e trabalhos no Centro Espírita. Trata de temas muito importantes, tais como orgulho e vaidade do médiuns, necessidade do auto-conhecimento e as consequências quando o médium superestima sua condição evolutiva e os processos que podem levar ao médium à conceitos equivocados sobre si mesmo. Aborda o passe no trabalho de tratamento espiritual, postura do médium, ação do médium e dos trabalhadores desencarnados.


Espírito: F. - Espírito Amigo; Data: 17/05/2011; Tema: Vertentes de pensamento e transição

No estudo de 17/05/11, o espírito comunicante analisa disseminação do conhecimento e efeitos de diferentes vertentes de pensamento, comparando as vertentes surgidas no Oriente em comparação com aquelas surgidas no Ocidente, principalmente os ensinamentos de Jesus; compara as características de diferentes povos, salientes as características dos povos e a aceitação dos ensinamentos relativos à transformação pessoal. Analisa, ainda, as predições da ciência para o futuro do planeta e a transformação do mundo em regeneração.


Espírito: John; Data: 22/03/2011; Tema: Processo de transição, suicídio e centros de força

No estudo de 22/03/11, o espírito comunicante aborda questões relacionadas com o processo de trasição em que a humanidade vive atualmente, abordando os variados comportamentos inadequados como conteúdos psiquicos adormecidos e que agora, em decorrência de maior liberdade de expressão, estes conteúdos afloram para que o próprio indivíduo possa se conhecer e se corrigir no que for necessário. Trata da questão do suicídio, explicando os processos e a dificuldades encontradas pelo espírito e as ligações sutis entre as camadas dos corpos perispirituais e físico e o fluxo de fluido e informação entre eles. Ainda neste estudo, esclarece a estrutura e função dos centros de força .


Espírito: John; Data: 15/02/2011; Tema: Sociedade e outros temas - Parte 1
Espírito: John; Data: 15/02/2011; Tema: Sociedade e outros temas - Parte 2

No estudo de 15/02/11, o espírito comunicante aborda questões relacionadas com a vida em sociedade e a postura, como responsáveis em pequena escala pela melhoria do planeta. Trata da questão das práticas sexuais desvirtuadas e o comportamento como desencarnados. Utiliza os ensinamentos de Jesus para embasar seu parecer. .


Espírito: Jussara; Data: 05/11/2010; Tema: Postura do Centro Espírita

No estudo de 05/11/10, o espírito comunicante aborda como deve ser a postura dos centros espíritas. Trata da questão atual sobre o conflito dos centros espíritas sobre ser forte e ser humilde, retratando, inclusive, conflito semelhante vivenciado pelos encarnados no planeta. Utiliza os ensinamentos de Jesus para embasar seu parecer. .


Espírito: John; Data: 15/10/2010; Tema: Mediunidade e Laço Fluídico

No estudo de 15/10/10, o espirito comunicante responde perguntas relativas as necessidades dos médiuns nas várias etapas da condição de encarnado; a ligação do espírito reencarnante com o feto em gestação, onde utiliza os casos de patologias mentais para explicar a ligação do espírito com a matéria na etapa da gestação e da velhice e; o funcionamento do laço fluídico e as suas propriedades, diz que o laço fluídico não é elástico, mas apresenta caracterísitica corpuscular.


Espírito: John; Data: 24/09/2010; Tema: Animais e Outros temas - Parte 1
Espírito: John; Data: 24/09/2010; Tema: Animais e Outros temas - Parte 2
Espírito: John; Data: 24/09/2010; Tema: Animais e Outros temas - Parte 3

No estudo de 24/09/10, o espirito comunicante, respondendo perguntas dos presentes, aborda a questão das atividades dos animais no planeta Jupiter, os processos envolvidos na passagem do reino animal para o "hominal"; formação dos mundos, relação entre mundos primitivos e de expiação e provas, diferentes níveis de mundos de expiação e provas; espiritos rebeldes e sua condição no processo evolutivo, expiação e provas como um desvio do caminho e o retorno.


Espírito: John; Data: 20/08/2010; Tema: Mundo de Regeração

No estudo de 20/08/2010, o espírito comunicante aborda questões complexas e atuais no meio espírita, tais como a destinação da Terra como possibilidade para se tornar um mundo de regeração e caracterísitcas dos espíritos recentemente encarnados ou em vias de encarnar e as crianças denominadas de índigo, abordando o comportamento dos pais e o processo de educação.


Espírito: John; Data: 25/06/2010; Tema: Mediunidade_Parte1
Espírito: John; Data: 25/06/2010; Tema: Mediunidade_Parte2

Espírito: John; Data: 28/05/2010; Tema: Colonias Espirituais

No estudo de 28/05/2010, o espírito comunicante explica a forma de administração das colônias espirituas fazendo uma comparação com as formas de governo que encontramos na Terra e dellinea parâmetros para o aprimoramento destas mesmas formas de governo através da informação disponibilizada através do trabalho dos diversos filósofos.