Site sobre Espiritismo de Claudio C. Conti    



Instituto de Cultura Espírita do Brasil - ICEB
Filosofia Espírita

O Curso Filosofia Espírita de 2008, intitulado “Universo Autoconsciente” é realizado no Instituto de Cultura Espírita do Brasil, aborda a questão da influência do espírito na construção do mundo físico que observamos.

A primeira aula, Consciência – Ponte entre Ciência e Espiritualidade, procura aprimorar a idéia do que seja a consciência. Sob uma nova abordagem sobre as possibilidades de atuação do espírito, através de seus processos mentais, buscamos apresentar subsídios, tanto nos recentes conceitos elaborados pela Física, quanto nos importantíssimos estudos sobre a psicologia analítica de C. G. Jung.

Na concepção da mente que foi apresentada, a descrição da estrutura da psique elaborada por Jung foi alterada de forma a contemplar paradoxos relacionados com os conceitos atuais e as dificuldades de formar uma idéia razoável sobre o tempo, além de conceitos sobre a realidade do espírito trazidos pela Codificação Kardequiana.

Sob esta nova abordagem, algumas teorias e conceitos encontram uma explicação razoável, formando um entendimento geral sobre a realidade da vida como espírito imortal.

A segunda aula, Mente Una, trata das conseqüências decorrentes desta nova abordagem da estrutura da psique, fornecendo subsídios para futuros estudos espíritas e científicos, incluindo aprimoramento nas técnicas de tratamento psicológico. Esta assertiva, de forma alguma, carece de fundamento, haja vista que o próprio Jung, em seu livro intitulado A Natureza da Psique, página 257, diz que “O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os mesmos fins que a Psicologia médica, e, deste modo, produz, como bem indicam suas manifestações mais recentes, as mesmas idéias básicas – ainda que sob o rótulo de ‘ensinamentos dos espíritos’ – que são características da natureza do inconsciente.”

A terceira aula, Natureza da Realidade, aborda a questão de como interpretar o mundo que nos cerca. Costumamos denominar de “realidade” tudo aquilo que se encontra fora de nós, acreditando em uma existência indiscutível e independente do espírito que observa.

Neste estudo é apresentado o fato de que tudo o que é observado necessita ser interpretado por aquele que observa. Portanto, o mundo “independente” não existe, desta forma, a realidade passa a ser discutível. Embora, a primeira vista, esta abordagem possa parecer um contra-senso e sem uma finalidade prática, ela apresenta um mundo de possibilidades para o espírito vivenciar suas experiências de forma mais atuante e consciente.

A quarta aula, Relação Homem-Universo, apresenta alguns processos atualmente conhecidos que envolvem a atuação do observador, que é o espírito, sobre os acontecimentos físicos. Desta forma, de simples observador, o espírito passaria a se comportar como o artífice da sua realidade, aprimorando seus atos e conquistas, trabalhando conscientemente para sua evolução espiritual.


Veja o programa das aulas.


Slides e Textos

Estudo 1 - A Consciência
Slides
Texto


Estudo 2 - Mente Una
Slides
Texto


Estudo 3 - A Natureza da Realidade
Slides
Texto


Estudo 4 - Relação Homem-Universo
Slides
Texto