Sobre Espiritismo    
Claudio C. Conti    



Livros



Sobre o autor


Ensaios sobre
O Livro dos Espíritos


Biografia de
Um Médium


Reprogramação
Mental


Ensaio Sobre
Questões Espíritas



ENSAIOS SOBRE O LIVRO DOS ESPÍRITOS


Primeiro triênio - Questões 1 à 133
COLETÂNEA DE ARTIGOS PUBLICADOS NO JORNAL CORREIO ESPÍRITA
Dez/2013 à Nov/2016

Claudio C. Conti

Temos a grata satisfação de, mensalmente, enviar um texto de nossa autoria para ser publicado no Jornal Correio Espírita, periódico mensal editado tanto na versão em papel quanto digital, ao qual somos profundamente agradecidos pela oportunidade de divulgar o resultado de nossos estudos.

Ao iniciar esta série de artigos, ponderamos a respeito dos temas que poderiam ser abordados. Diante da tarefa ao qual nos propúnhamos, optamos por seguir a mesma ordem apresentada por Kardec em O Livro dos Espíritos.

Esta abordagem, pressupomos, seria interessante em alguns aspectos. Primeiramente seria uma fonte muito ampla de temas e, além disso, uma oportunidade de ponderações e reflexões aprofundadas sobre esta obra de tamanha importância para o espírita.

Ao final do terceiro ano de artigos publicados, verificamos que formava o corpo de um livro de estudo e reflexões sobre temas espíritas e, como seguia o livro de referência base, O Livro dos Espíritos, serviria de fonte de estudo.

Assim, este livro tomou forma e esperamos que seja útil.








BIOGRAFIA DE UM MÉDIUM


Analisado pela teoria junguiana

Claudio C. Conti

A tarefa que nos propomos a realizar neste livro é uma tentativa de abordar o assunto de fenômenos considerados como “paranormais” ou “sobrenaturais” sob um novo prisma, o da normalidade, delineando parâmetros psicológicos daqueles que as vivencia, assim como as consequências decorrentes do seu não entendimento, além, é claro, da abordagem religiosa-espiritual.religiosa-espiritual.

Portanto, neste livro serão evitadas tais definições equivocadas, substituindo o termo “paranormal” e similares pelo termo “mediúnico”.

Mesmo não sendo um profissional da área, tentaremos abordar o assunto sob a ótica da teoria psicológica apresentada por Carl G. Jung, considerado o Pai da Psicologia Analítica, tendo em vista o enorme trabalho desenvolvido para o entendimento da mente humana e, consequentemente, para tratamento de conflitos e enfermidades mentais.

Leia sobre mediunidade.







REPROGRAMAÇÃO MENTAL


Uma Viagem com Joanna de Ângelis

Claudio C. Conti

Joanna de Ângelis apresenta um raciocínio lógico com o intuito de definir condições de saúde e doença, mas também, como tornar a nossa vida mais saudável em uma amplitude maior que apenas fisicamente, englobando ainda a saúde mental que seria, sob certo ponto de vista, a que mais contribui para o bem estar e a paz interior.

Em uma viagem por questões tanto interessantes quanto complexas, percebemos no livro intitulado “Plenitude” que ela analisa muito do conteúdo de informação trazido por Buda, cuja encarnação como Siddhartha Gautama ocorreu cerca de 500 anos antes da era Cristã, para tratar da questão do sofrimento, geratriz de muita desarmonia interior.

No livro intitulado “Triunfo Pessoal” busca analisar o grande legado de Carl G. Jung sobre a psique, promovendo um entendimento sobre os fenômenos psicológicos, seus mecanismos e conseqüências.

O avanço tecnológico não pode ser esquecido por todo aquele que busca um entendimento maior sobre a própria essência, pois “O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação”4. Assim sendo, no livro intitulado “Dias Gloriosos”, Joanna de Ângelis aborda, com maestria, o que o desenvolvimento científico oferece e como devemos encarar as novas possibilidades que ainda estão por surgir.

Com a nova visão do mundo e, consequentemente, do indivíduo, se torna necessário um novo paradigma. Nesta visão, é preciso considerar a ação da mente humana (será somente a humana?) sobre o ambiente e sobre o nosso próprio corpo, cujos mecanismos ainda estamos longe de compreender, mas que, como todas as áreas do conhecimento humano, tem de haver um início.






ENSAIO SOBRE QUESTÕES ESPÍRITAS



Claudio C. Conti

Este livro apresenta estudos sobre diversas questões pertinentes ao Espiritismo e ao modo como normalmente vemos o mundo ao nosso redor.

Os estudos são apresentados de forma elucidativa e utliza, sempre que possível, exemplos do cotidiano para dar ao leitor uma idéia mais clara do que se pretende apresentar e dos principais pontos que devem ser salientados.

Este livro foi escrito no ano de 2002, em 2010 passou por uma extensa revisão de conceitos, todavia, ainda apresenta abordagens básicas a respeito dos temas abordados.